segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
Eco-ideias 4
Com o Natal mesmo mesmo quase a chegar, todos nós, consumistas incorrigíveis lançamo-nos nessa incrível odisseia dos presentes.
As minhas ideias de hoje são válidas não apenas na época festiva mas durante todo o ano. Proponho ecologia e economia juntas e eficazes....mas apenas para quem não tem problemas em utilizar artigos em segunda mão.
Pois bem, todos temos habitualmente casa uma enorme parafernália de objectos que simplesmente já deixamos de utilizar, livros, brinquedos, aparelhos electrónicos, decorações . Coisas a que genericamente chamamos "tralha". Pois em vez de agarrar em tudo o que já não quero e enfiar num saco de lixo ou numa caixa no sótão a ganhar pó, eu utilizo o site www.troca-se.pt. É uma comunidade on-line, portuguesa, de troca de artigos usados. Basta criar um perfil, registar os artigos que tem disponíveis para troca, de preferência com fotografias e depois basta negociar com os outros utilizadores. Habitualmente conseguem-se trocas muito satisfatórias e os artigos têm por regra uma qualidade muito boa, até a acima do esperado. É muito eficiente e só tem como contra ser necessário despender algum tempo para procurar artigos do nosso interesse e negociar as trocas. Extremamente útil
Por outro lado, para comprar roupa ou para nos vermos livre daquela que já não usamos e que só fica a ocupar espaço nos armários, recomendo vivamente as lojas da Humana -Portugal. É o maior projeto de reciclagem têxtil no nosso país e tem tudo para ser classificado de perfeito. Se por um lado podemos deixar a roupa que já não queremos nas lojas ou em contentores espalhados por aí e que podem ser encontrados no site da associação , por outro, podemos adquirir as roupa a preços ótimos e com promoções ocasionais de perder a cabeça, sendo que uma boa parte das receitas revertem a favor de projetos ligados ao desenvolvimento em África. Só são colocadas à venda peças em muito bom estado, mas o leque de escolha é muito variado, eu costumo comprar sobretudo roupa mais desportiva e/ou fim de semana. Com este sistema o desperdício é praticamente nulo, a Natureza agradece (nesta loja até as etiquetas dos artigos são em papel reciclado), a nossa carteira não fica demasiado leve e para mais estamos a ajudar aqueles que mais precisam. Sou uma fã incondicional da Humana.
Artigos em segunda mão compensam e muito, é perder o medo e experimentar!
Etiquetas:
Eco-ideias,
Ecologia,
Humana,
Mundo melhor,
Pessoas,
Segunda mão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário